top of page

Heróis e criadores de heróis - Jung

  • Foto do escritor: Túlio César
    Túlio César
  • 30 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura

A figura do heroí se faz existente no inconsciente coletivo como um personagem que nasce gerando em sua comunidade uma idéia de prodígiosidade, ao qual se sabe que este está destinado a enfrentar sua luta íntima, porém de alto reconhecimento social. Sua trajetória é marcada por peregrinações, amparo de sábios anciões e por fim o enfrentamento de uma criatura maléfica.

Nos sonhos, essas associações à atividade heróica é bastante significativa e em casos gerais se remete à luta pela conquista da maturidade pelo sonhador. A forma geral que se constutui o herói no sonho é associada à 4 estágios relacionados aos mitos das tribos de índios norte-americanos, os winebagos, do mais primitivo até o mais elaborado, revelando um ciclo que "representa os esforços que fazemos para cuidarmos dos problemas do nosso consciente, ajudados pela ilusão de uma ficção eterna". 

O ciclo Trickster é o primeiro estágio, corresponde ao primeiro periodo da vida, onde a mente é pré-consciente. Suas ações são egocentricas, inconsequentes e pouco civilizadas, aparece em formas animalescas. O ciclo seguinte é Hare (a lebre), ainda animal, como Trickster, mas é reconhecível neste os primeiros esforços para alcançar a plenitude da estatura humana civilizada, é reconhecido como o fundador da cultura, o transformador. Red Horn, o terceiro ciclo, representa a figura do herói habitual. Forte e vigoroso, com poderes sobrehumanos, se envolve em batalhas árduas e são capazes de derrotar gigantes pela astúcia. Com ele chegamos ao mundo do homem, sendo este um mundo arcaico, aos quais são imprecindíveis poderes supra-humanos e ajuda divina para garantir a vitória. Nos faz refletir sobre por quanto tempo o homem consegue garantir seu status de sucesso sem serem vítimas do próprio orgulho. O último ciclo dos Twins (gêmeos) são dois indivíduos compostos de características ambíguas (como o introvertido e o extrovertido, compassivo e indiferente, ego e alter-ego) que não são necessáriamente contrários. Podem emergir nos sonhos como dois indivíduos ou dois em um. No imaginário Winebago, ele é representado por dois lados da natureza humana. Um deles é Flesh, o conciliador, brando e sem iniciativas, o outro é Strump, dinâmico e rebelde. Os Twins são praticamente invencíveis, derrotam monstros do céu e da Terra, mas como os Red Horns, são vítimas do seu orgulho, e a sua morte é a única forma de combater a hybris (o orgulho excessivo), claro que tratamos aqui de uma morte simbólica. Nos sonhos, todos os ciclos do herói podem aparecer repetidamente, de várias formas diferentes, até que sejam vencidos, ou seja, que o sonhador alcance a sua maturidade.

Estes sonhos vêm de forma a compensar e reparar às associações da anima e animus às figuras paternas, quando vencidos este se tornam figuras de um homem ou uma mulher. Para que o sonhador adquira essa mudança de compreensões e adote uma atitude verdadeiramente amadurecida, é necessário que este passe por um processo de transição, expresso por várias formas do arquétipo de iniciação.

 
 
 

Комментарии


Título Pequeno
Quem sou?

Túlio Sá. 24 anos. Estudante de teatro. Amante da natureza, livros, jogos e música. Não dispensa um filme e uma boa companhia. Ex acadêmico e amante da psicologia. Faz macramê para pagar suas contas e se diverte fazendo. Nas horas vagas é louco, rs, ninguem compreende. Virginiano de coração e filho de Iansã, por isso ama o vento. Esotérico e místico quando precisa, mas gosta mesmo é de dormir...

O que você encontra aqui?

Este é um blog para os aficcionados em bicho grilices e nerdices. Se você gosta de jogos, animes, comida vegetariana e espiritualidade, esse é o lugar certo. Seja bem vindo! Se aconchegue, pegue um chá, se enrole no manto sagrado (cobertor) e se cure, compartilhando o que há de melhor dessas duas culturas...

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page